Dia do estagiário

O dia 18 de Agosto é muito especial! Afinal, a data homenageia o estagiário e serve para reforçar a ideia de como essa modalidade é o melhor meio de inserir jovens no mercado de trabalho. O desafio está em ampliar as oportunidades oferecidas e investir na carreira de quem estuda.

Embora a atividade já atinja um milhão de estudantes em todo o país, o número está longe do ideal. São quase 18 milhões de alunos com a possibilidade de atuar por meio desse tipo de contratação. Assim, a cada cem alunos do ensino médio, somente dois conseguem uma vaga. No ensino superior, a realidade não é muito diferente: apenas nove em cada cem estagiam.

A falta de chances restringe o acesso à faculdade, até porque 75% dos graduandos são matriculados em entidades privadas, de acordo com o MEC. Desse modo, o estágio serve como um patrocinador e financiador de carreiras. Logo, abrir vagas é um grande incentivo à educação, pois promove não somente a permanência da juventude na instituição de ensino, como também à junção do conteúdo desenvolvido em sala de aula com a prática do mundo corporativo.

Estamos falando do ato educativo escolar supervisionado desenvolvido no ambiente de trabalho. Assim sendo, os líderes e gestores devem enxergar os estudantes como um braço indispensável de seus empreendimentos, pois o futuro é de quem tem vontade de aprender.

É necessário promover o aprendizado concreto de quem quer crescer na carreira, pois isso pode garantir colaboradores mais qualificados e capacitados em um time. Quem ocupa essa posição, está preparado para aprender e contribuir de maneira positiva para o fortalecimento econômico do Brasil.

Até porque, em um ano de instabilidade política, é válida a reflexão: somente com a educação é possível traçar um futuro digno para todos. Por isso, promover o estágio traz vantagens para o âmbito social e econômico de toda a nação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *