Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

Quem pode contratar estagiário?

Ter estagiários no quadro de colaboradores faz a empresa estar sempre atenta ao mercado de trabalho, o qual está em constante evolução.

No Brasil, existe um milhão de estagiários separados em ensinos médio, técnico e superior. Esse número pode e deve aumentar, se cada vez mais vagas forem abertas.

Segundo a lei 11.788/08: pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como trabalhadores liberais de nível superior, devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização, podem oferecer um estágio.

Essa atividade não fica restrita a somente empresas - sejam elas de pequeno, médio ou grande porte - com um grande número de funcionários. Se um dentista ou advogado possuir registro no conselho regional de sua área, ele também tem o direito de abrir oportunidades, por exemplo.

O estágio não é um ofício exigido pela legislação. Porém, é uma ótima forma de auxiliar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho e, consequentemente, formar profissionais de sucesso.

Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios