Vagas aumentam em 40%

A partir de agosto, empresas oferecem oportunidades de estágio e trainee a estudantes do ensino médio e superior

Estudantes dos ensinos médio e superior do Ceará devem preparar seus currículos agora. É sempre nos meses de agosto e fevereiro que as oportunidades para vagas para estágios e programas de trainee aumentam. A constatação é da gerente da área de estágio e novos talentos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Aurinele Freire. ´As empresas já se adaptaram ao ritmo dos alunos´, comenta. ´Elas sabem que eles começam a procurar estágio depois das férias ou do Carnaval´.

De acordo com Aurinele Freire, o aumento no número de vagas para estágios é de 40%, frente ao mês anterior. Apesar deste incremento, a gerente do IEL diz que a demanda por oportunidades é maior que a oferta. No instituto, há 35 mil alunos cadastrados, mas apenas 3.500 estão colocados no mercado de trabalho.

Para concorrer, os estudantes devem se preparar para serem selecionados. ´É fundamental ter domínio em inglês´, orienta Aurinele Freire. ´Conhecer o pacote Windows é básico. Mas o diferencial é ter atitude´. Sobre este último requisito, ensina: ´O candidato tem que ter iniciativa, pró-atividade, espírito empreendedor, demonstrar vontade de aprender e trabalhar em equipe´.

Competitividade

No Ceará, o mercado mostra uma realidade igual a do País, em relação ao alto nível de competitividade por uma vaga de estágio ou trainee. Na Across, consultoria de RH, por exemplo, há 570 candidatos para cada vaga aberta, de um total de 88.592 inscrições.

Segundo o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), no Brasil, estão abertas 55 mil vagas para estudantes de diferentes cursos. De acordo com dados do último Censo Escolar do Inep/MEC e da Abres (Associação Brasileira de Estágios) são 8,9 milhões de matriculados no ensino médio, mas somente 5,3% conseguem estagiar. Já no nível superior são 4,6 milhões e apenas 15,5% estagiam. ´A chance de conquistar uma oportunidade é agora´, ressalta o presidente da Abres, Seme Arone Junior.

As vagas para trainee se estendem também aos que terminaram o curso de gradução nos últimos dois anos.

A rede McDonald´s está proporcionando essa chance em Fortaleza, para o cargo de trainee como gerente de plantão.

Entre as oportunidades no País, a Unilever está com inscrições para 180 vagas para estágios e 45 vagas para trainees. Os interessados devem se inscrever pelo site www.unilever.com.br entre 28 de julho e 1º de setembro. A Bunge também lançou o Programa de Trainee 2009. As inscrições devem ser feitas pelo site www.bunge.com.br até 21 de setembro. O Grupo Foco recrutando para a Rhodia, CSN, Siemens e International Paper. Informações em www.grupofoco.com.br até 31 de agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *